Acerca de
David Rafael Silva, Psicólogo, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com especialização avançada em Psicoterapia Cognitivo-comportamental, Psicologia Social e Organizacional e Coaching Psicológico.
Percurso académico iniciado na Universidade do Algarve, com estudos na área da psicologia enriquecidos pela diversidade de ambientes universitários com distintas abordagens europeias, Universidade de Turim, Universidade Internacional de Andaluzia e Universidade Nacional de Odessa I.I. Mechnikov.
Acompanhado de constante formação académica e atualização:
Mestrado em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia;
Especialização Avançada em Psicoterapias Cognitivo-comportamentais;
Especialização em Psicologia Social e Organizacional;
Pós-graduação em Coaching Psicológico;
Licenciatura pré-bolonha em Psicologia.
Percurso profissional constituído por diferentes estágios (curricular e profissional) voluntariado, e experiência profissional adquiridas em múltiplos contextos. Câmaras Municipais (Câmara Municipal de Lagos e Câmara Municipal de Ponte de Sor), Associações (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e Associação de Intervenção na Saúde Mental do Algarve (AISMA)), Centros Comunitários (Centro Comunitário da Ervideira, Centro Comunitário da Associação Nossa Senhora dos Prazeres), lares (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Casa dos Avós), escolas do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor (AEPS; EB 2,3 João Pedro de Andrade e Escola Básica de Ponte de Sor) e em projetos de desenvolvimento pessoal (Pro-Move-Te). Neste momento, é psicólogo remoto do SNS e no Contrato Local de Desenvolvimento Social 4ª Geração em Mora.
A nível de intervenção clínica, cada pessoa é diferente e há uma exigência numa abordagem abrangente e holística de práticas baseadas em evidências científicas que permita encontrar as melhores respostas para cada caso. Em diferentes contextos, a prática clínica de neuropsicologia adota os protocolos clínicos mais adequados com instrumentos adaptados e aferidos para a população portuguesa, em termos de avaliação e diagnóstico.
Setembro de 2022
